Estratégias para te manteres em movimento!

Estratégias para te manteres em movimento!

O Verão serve muitas vezes de motivação para a inclusão de hábitos de vida saudáveis, como o exercício físico, porém o que realmente faz a diferença no nosso bem-estar é a consistência dos nossos comportamentos e a sustentabilidade do nosso estilo de vida. Por isso aqui ficam algumas estratégias para te manteres em movimento!

Procura as tuas contradesculpas. Todos temos desculpas que por vezes nos afastam daquilo que sabemos que é melhor para nós. Quais são as tuas? Conhecer bem as nossas desculpas e encontrar “contradesculpas” é um exercício essencial. Por exemplo: está calor para treinar/ levo água, o dia foi péssimo/ vai fazer bem soltar o corpo.

Estalebece objectivos alcançáveis. São as metas realistas, sucessivas e a curto prazo que te vão ajudar a progredir de forma sustentável, a evitar a frustração e a manter a motivação.

Avalia-te de tempos em tempos. Tu e a tua evolução devem ser os teus únicos pontos de referência. Conta, por exemplo, quanto tempo demoravas a correr uma determinada distância, quanto peso levantavas ou quantas repetições seguidas conseguias fazer de determinado exercício. A cada três meses verifica as melhorias.

Planeia momentos de lazer activos. Passeios, actividades ao ar livre, desfruta do desporto como um prémio para a família e amigos, não como um sacrifício. Se estás de férias, há imensas actividades das quais podes desfrutar, que te vão ajudar a sair da rotina e a mexer o corpo de forma diversificada e divertida, aproveita!

Procura companhia. Treinar com amigos é mais divertido e pode aumentar o próprio grau de compromisso. Pode inclusivamente funcionar como uma contradesculpa.

Premeia-te quando atinges as tuas metas. Por exemplo, marca no teu calendário os dias em que treinas e estabelece os teus desafios pessoais. Assim poderás celebrar as conquistas devidamente!

Partilha com a família, com os amigos, nas redes sociais. Além de te sentires mais incentivado, podes estar a incentivá-los a acompanhar-te e a inspirar mais pessoas.

Equipa-te bem e diverte-te. Escolhe roupa adequada, em que te sintas bem, e procura espaços e ambientes positivos, que te transmitam boas “vibes”.

Não sejas demasiado duro/a contigo. Flexibilidade e equilíbrio são fundamentais em tudo. Procura manter uma atitude saudável e positiva, foca-te no que conseguiste, valoriza o teu esforço, descansa quando te sentes cansado/a e apoia-te. Não te castigues se por algum motivo não conseguiste seguir o plano à risca, ajusta o que for necessário e amanhã é um novo dia.

Lembra-te do teu porquê. Quando te exercitas estás a cuidar do teu corpo e da tua mente, a cultivar saúde e a optimizar o teu bem-estar. Se encarares o desporto como um peso ou mais uma obrigação na vida será muito difícil retirares prazer daí. Praticar exercício físico é um gesto de auto-cuidado e além de todos os benefícios que já conheces é também uma celebração das coisas fantásticas que o teu corpo pode fazer. Não deve ser algo mais que “tens de” fazer e sim uma escolha de vida positiva que podes implementar de acordo com as tuas necessidades e preferências para retirar o melhor desses momentos. Muda a perspectiva!

Que estratégias funcionam melhor para ti?